Experiência do Cliente

Hospital Sírio-Libanês

Anna - Enfermeira Virtual para telemonitoramento

Indústria

Health Care Equipment and Services

Quantidade de Colaboradores

1000+

Empresa

O Sírio-Libanês é um centro de referência internacional em saúde. Por meio de suas unidades de atendimento, além de seus esforços de responsabilidade social, ensino e pesquisa, ajuda um número cada vez maior de brasileiros a ter uma vida melhor e mais saudável. A humanização do atendimento, o pioneirismo e a excelência são as bases de sua atuação. Possui mais de 8 mil colaboradores e 4000 médicos no seu corpo clínico, com unidades em São Paulo e Brasília.

Desafio

Durante a pandemia do novo coronavírus que iniciou em fevereiro no Brasil, muitos pacientes que estavam em tratamento no Hospital Sírio-Libanês se se sentiram inseguros e observou-se aumento no absenteísmo e engajamento, principalmente dos pacientes do Centro de Oncologia.

Solução

Com a pandemia, a necessidade distanciamento social e as novas rotinas de trabalho (incluindo o home office), profissionais de TI, enfermeiros e médicos do Sírio Libanês tiveram a ideia de criar uma enfermeira virtual. Seu objetivo era monitorar pacientes quanto aos sintomas do COVID-19 antes de virem ao hospital e lembrar de tratamentos como exames e medicações, por exemplo. Também foi possível implementar demandas administrativas como atestados, relatórios e confirmações de agendamentos.

support sunshine conversations

Resultado

Iniciamos um piloto no Centro de Oncologia no dia 18/05/2020 e 298 pacientes receberam o contato da Anna através do WhatsApp e apenas 30% dos pacientes sentiu ou optou por seguir contato com o humano. Atualmente temos mais 800 pacientes sendo telemonitorados com interações carinhosas dos pacientes e uma receptividade de interação de 92% dos pacientes contatados e diminuição do no-show das consultas em tratamento em mais de 80%. Os próximos passos é expandir a atuação da Anna para interação com 100% dos pacientes do hospital e aumentar o escopo de conteúdo. Anna já é sucesso na instituição e o departamento de Marketing iniciará uma campanha para divulgação.